Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Se vc não vai ao teatro, o teatro vai até vc

with 3 comments

Saiu em tudo q é lugar em dezembro, mas eu só soube hoje (por causa das férias, talvez?). É um projeto de teatro que me empolgou de início, me fez pensar depois, deu mau humor em ver alguns dos resultados, mas depois alegria em saber que sempre cabe inventividade nas artes cênicas — e por que fechar o olho para o novo?

É o Teatro Para Alguém. A atriz Renata Jesion, de saco cheio de atuar para ninguém e esperançosa de que a internet poderia ajudar quem faz teatro, encomendou textos curtos pro Bortolotto, Antonio Prata e Mutarelli e montou cenas na casa dela. Transformou cômodos em cenários, fundo preto, móveis em objetos de cena. Aí ela marca um dia, transmite ao vivo a peça pela internet, e deixa gravado pra quem quiser assistir depois no site.

Cenas do Teatro Para Alguém

Renata Jesion, Zemanuel Piñero, Mauro Schames, Gilda Nomacce e Iara Jamra em fotos de Nelson Kao

Bom, a primeira coisa mesquinha a se comentar é: que puta casa grande. rs… A segunda é que ela mesma assume que a experiência não é exatamente teatro, já que a câmera “fala” — dá recortes, se movimenta, angula. Mas não é cinema pq, por outro lado, não há edição, montagem. Ok, estamos diante de algo novo, não é uma peça filmada como normalmente se vê.

Os textos curtos obviamente se encaixam pq é foda ficar vendo coisas que nem sempre são dinâmicas na frente do computador. O YouTube fez isso com a gente. Pouca gente aguenta mais de 8 minutos com o brilho da tela e o desconforto da posição. Ainda mais para ver teatro sem “famosos”.

Na minha concepção, o mérito da Renata Jesion não está no fazer-artístico, mesmo porque as intenções das minimontagens não são claras como propostas estéticas nem definidas em alguma “escola” ou etc. Mas foda-se, isso não é o importante, e ela mesma disse isso em entrevista pra Cultura. O lance transgressor do Teatro Para Alguém é trabalhista. Isso mesmo. É alguém tentando mostrar que ser ator é ser profissional. É um ofício, um trabalho, é sério. E que o mercado de trabalho simplesmente não existe fora da teledramaturgia. Ou vc conhece uma “empresa de teatro”? Que pague os atores, diretores, cenógrafos etc. simplesmente para trabalharem? Não valem iniciativas governamentais na resposta. (Aliás, é óbvio que esse projeto não tem patrocínio).

Por isso o Teatro Para Alguém é legal. É mercado de trabalho, é empreendedor, é no mínimo um grito para denunciar quanto o teatro é desvalorizado no País, quanto a platéia não existe e quanto a internet pode ajudar pouco nesse caso (muito diferente da música e do cinema). O lance do teatro é a experiência. Mas cabe experiência no mundo de hoje?

A Renata está tentando uma resposta diferente para isso.

As continuações das séries vão rolar agora em janeiro, depois do dia 6.

Written by Lucas Pretti

janeiro 4, 2009 às 4:24

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Bom dia Lucas
    Agradeço muito o seu comentario a respeito da casa “teatroparaalguem” .
    Por ser uma proposta diferente do que estamos acostumados nós estamos avaliando os resultados para podermos dar uma continuidade para o projeto. As suas observações contribuirão muito para isto e seria interessante tambem se tivermos avaliações especificas sobre cada uma das apresentações que já aconteceram.
    um abraço
    Mauro

    Mauro Schames

    janeiro 8, 2009 at 7:27

  2. Legal, Mauro. Vou assistir às estreias de hoje e tentar comentar aqui.
    Abs. Valeu mesmo pela visita.

    Lucas Pretti

    janeiro 8, 2009 at 15:45

  3. […] lá de Bauru, no interior de SP, já teve uma ideia parecida ao do Teatro Para Alguém (falei deles aqui). É uma família de atores e artistas de circo que criou a Mostra Teatro em Casa. Os caras […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: