Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Notas rápidas sobre blogs, filme e livros

leave a comment »

A Época publicou nesta semana uma matéria grande sobre blogs e literatura, com enfoque em duas coisas sobre as quais já escrevi aqui (1 e 2) e lá no Estadão, o filme Nome Próprio e o projeto Estrangeiros. A Daniela Abade tinha comentado comigo que conversou com a Gisela Anauate uma semana depois que me deu entrevista, há uns dois meses. Gostei do “gancho” da revista – “Nome Próprio captou o fenômeno dos blogs. Mas eles já mudaram. No lugar do narcisismo, está nascendo uma nova literatura”. Um resumo feliz (se bem que muita gente da panelosfera está mais narcisa do que nunca e só pensa em grana).

Engraçado como Nome Próprio provocou e ainda provoca discussões. A Clarah Averbuck não se decide sobre apoiar ou não o longa baseado em suas obras (ela é contra aqui e se diz mal interpretada aqui). Os blogueiros, em tese retratados no filme, detestaram. Escritores da nova geração, em tese na mesma onda da clara, também criticaram. Leitores e fãs da obra de Clarah ficaram divididos. Críticos de cinema louvaram a qualidade técnica de Murlo Salles e a atuação de Leandra Leal, a única unanimidade da história. Minha opinião está aqui.

Voltando à literatura, a Daniela fez um comentário pertinente outro dia. Disse que “aparecem” na imprensa apenas novos escritores que ousam e arriscam na forma, não no conteúdo. A pauta nunca é “o que” eles estão escrevendo e sim “como” estão. Uma visão a se pensar sobre.

Falando em escritores, na terça-feira tem churrascão na Mercearia São Pedro para relançamento da Antologia Bêbada, dessa vez com projeto gráfico do Dulcinéia Catadora (o nome desse projeto sempre me lembra a Estamira). Quem não sabe o que é clique aqui — e pense sinceramente em ir. Será divertido.

Falando em escritores 2, linda a manifestação do João Ubaldo Ribeiro sobre o Prêmio Camões, que ele ganhou. Falou alguma coisa nessa linha: “Se fosse dizer que não estava esperando ganhar, estaria mentindo. Eu mereço”. Matou a pau. Modéstia, em algumas muitas vezes, é hipocrisia.

Anúncios

Written by Lucas Pretti

julho 28, 2008 às 2:35

Publicado em Cinema, Internet, Livros

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: