Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Tom Zé fala, fala e não se repete

leave a comment »

A entrevista com Tom Zé publicada hoje na coluna de Sonia Racy no Cultura/Caderno2 (compositor, aliás, sempre revisitado pelo Estadão – veja outra entrevista recente, esta mais “cotidiana”, neste link) me lembrou algumas referências pessoais sobre ele. Há pouco tempo, o ator Lucílio Bernardes utilizou um depoimento de Tom Zé sobre Rita Lee para exercício de observação em aula de Interpretação Dramática no Célia. Apesar de ter comprado a trilogia em DVD Biograffiti, sobre Rita Lee, não havia assistido ainda ao “extra” com o depoimento do baiano sobre a música 2001 (letra aqui, ouça aqui, baixe aqui).

Tom Zé resume em algumas palavras simples aquela sensação de descobrimento, perplexidade, surpresa e encantamento que nos domina ao ter contato com verdadeiras obras de arte (não no sentido de “clássicos de autores”, mas criações artísticas propriamente ditas, inéditas, intencionais). Ao colocar melodias caipiras para ilustrar a corrida espacial dos idos de 1970, Rita Lee fez “o que só Deus é capaz de fazer”, diz Tom Zé. Na expressão, o conceito escondido: é pela arte que o homem vira Deus.

O vídeo também está no YouTube:

Aliás 1 – Lucílio Bernardes, como Tom Zé, é baiano agora devastador de São Paulo. “Só mesmo um baiano para conseguir resumir São Paulo em uma música”, disse certa vez Tom Zé sobre Caetano Veloso e sua Sampa.

Aliás 2 – Embora por motivos extra-artísticos, também já entrevistei Tom Zé. Foi no dia seguinte à invasão por alunos da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. Ele apoiava o protesto e deu uma aula de política estudantil na entrevista. E me chamou de Luquinhas… Tom Zé fala, fala e não se repete. Leia a entrevista aqui.

Anúncios

Written by Lucas Pretti

março 9, 2008 às 17:38

Publicado em Arte, Epifania, Música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: