Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Tudo em um parágrafo

with one comment

Impressionante como, em um parágrafo artístico – visto que é um romance –, é possível resumir a vontade angustiante de mudar as coisas, a certeza absoluta sobre a impossibilidade do ato e o romantismo de tentar mesmo assim. Não é à toa que o checo Franz Kafka é um dos genios da literatura moderna.

“Era necessário procurar compreender que esse grande organismo de justiça era de certo modo eterno em suas flutuações, que se alguém pretendia mudar nele alguma coisa era como tirar-se ele próprio o solo de sob os seus pés e que ele mesmo é que se precipiava na queda enquanto o grande organismo, vendo-se apenas muito ligeiramente afetado por isso, conseguiria facilmente uma peça de reposição (sempre dentro de seu mesmo sistema) e permaneceria imutável se não acontecia que – e isto era até o mais verossímel – se tornava ainda mais fechado, ainda mais atento a tudo quanto acontecia, ainda mais severo, ainda pior.”

Extraído de O Processo (download aqui), traduzido por Torrieri Guimarães

foto-acusacao-56.gif

Lembro desse trecho por três motivos: 1. Está em cartaz a peça A Acusação (foto) (crítica aqui), do grupo mineiro Oficcina Multimédia, montagem contemporânea para O Processo. A história é de1915, mas parece 2010; 2. Há de se lembrar sempre que combater sistemas é algo natural da dinâmica condição humana – veja os exemplos de Antígona, tragédia de Sófocles, e Moulin Rouge, longa de Baz Luhrmann e Craig Pearce; 3. Acabei de ler a obra-prima de Kafka.

Anúncios

Written by Lucas Pretti

fevereiro 28, 2008 às 17:44

Publicado em Contemporâneos, Livros, Teatro

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. De Kafka só li “A Metarmofose”, é um dos meus livros favoritos pela abordagem magnífica dos comportamentos humanos. “O Processo” será o próximo a ser lido, boa dica!

    Beijo

    Kaka

    março 7, 2008 at 13:54


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: