Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Beleza americana

with 3 comments

Impressionante como a sociedade norte-americana é o exemplo precursor e mais bem (bem?) acabado do capitalismo pós-moderno, onde tudo é consumo, tudo é celebridade – e o objetivo declarado é este mesmo: obter fama e dinheiro.

O assunto da hora são as prévias das eleições presidenciais. O único dos pré-candidatos que aparece entre as 100 palavras mais buscadas do Google é Barack Obama, democrata, que é notícia viral apenas por existir. Filho de africanos, negro, apoiado pela família Kennedy e ameaçado de morte caso vença. O resultado disso tudo no contexto da beleza americana só podia ser… consumo!

obama1.jpg

“Compre já o seu mais novo tênis Nike Obama Air Force 1, disponível nas cores vermelho, azul e branco, com a foto do seu candidato mais querido. E mais: na compra do incrível tênis Nike Obama Air Force 1, você leva inteiramente grátis uma faixa de ginástica com o logotipo do Partido Democrata. Na Casa Branca não tem enganação. Se te oferecerem Hillary Clinton, não acredite. Original mesmo é o sensacional Nike Obama Air Force 1. Ligue já e garanta o seu. Esse tênis vai pegar.”

É inimaginável a foto de Lula num tênis no Brasil… A de Aécio Neves (nosso Obama?) muito menos.

[Via Ilseed]

Aliás, você sabia que American Beauty é o nome de uma rosa produzida artificialmente para ser perfeita e que nã tem cheiro? Foi a Wikipedia que disse…

Anúncios

Written by Lucas Pretti

fevereiro 14, 2008 às 1:25

Publicado em Achados, Contemporâneos

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Realmente, os americanos estão mergulhados em um mundo excessivamente superficial, que infelizmente serve de modelo para muitos.

    A fala do personagem Lester Burnham (Kevin Spacey), relacionado por Lucas Preiti, no filme “Beleza americana”, indica não só a crítica do diretor Sam Mendes, mas também a agonia do espírito dentro de um corpo que sabe ser muito mais que um monte de carne agregada sobre uma estrutura óssea e, motivo pelo qual mostra, em sua fala, —o que e quanto— falta de sensibilidade aos americanos.

    “Mas é difícil ficar bravo, quando há tanta beleza no mundo. Às vezes eu sinto como se estivesse a vê-la de uma vez só, é demais, meu coração se enche como um balão prestes a estourar. Então, eu me lembro de relaxar, e parar de tentar agarrá-la, e então ela flui através de mim, como chuva. E eu não consigo sentir nada além de gratidão por cada pequeno momento da minha vidinha miserável.”
    (http://pt.wikiquote.org/wiki/American_Beauty)

    Vida sem perfume parece ser vida sem valor. E curiosamente os americanos buscam os valores que efetivamente não os completam….nunca!

    William Araújo

    fevereiro 16, 2008 at 12:16

  2. […] Air Force 1″ personalizado levando a identidade visual da campanha, feito pelo Van (vi no blog cubo mágico […]

  3. […] Air Force 1″ personalizado levando a identidade visual da campanha, feito pelo Van (vi no blog cubo mágico […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: