Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Tira o pé do chão

with one comment

Agora entendi. Metrô, CPTM, SPTrans e todos os lugares de São Paulo em que a galera se aperta, aperta e depois aperta mais um pouco têm uma serventia: treinar para o Carnaval de Salvador. Neste ano, a “densidade demográfica” da capital baiana teve índice de 6 (6!) pessoas por metro quadrado durante a passagem dos trios elétricos. Na teoria, é impossível se mexer.

Pesquisando sobre o assunto na internet e fazendo contas, descobri coisas bacanas. Em estatística de 2005 (e de lá pra cá só piorou), a linha Vermelha do Metrô de SP tinha uma média de 8,2 (8,2!) passageiros por metro quadrado em horário de pico. Jogando o índice sobre as medidas do vagão (no site da fabricante Alstom aqui), chegamos ao número de passageiros por viagem por vagão: além de você, se apertam ali mais 245 pessoas. Vou tentar contar amanhã de manhã…

lotacao1.jpg

Carnaval em Salvador e o Metrô: semelhanças

Não sei quem fez, mas encontrei um estudo sobre aglomerações humanas. A conclusão é que, para ter o mínimo de privacidade, um metro quadrado deve ser dividido por no máximo 4 pessoas. É a metade do que rola no Metrô.

Fora os dias em que alguém te empurra ininterruptamente ou em que as tiazinhas capricham no perfume, dá pra encarar a lotação com alegria. Está provado que, se o motorista cantar um axé e liberarem os vendedores ambulantes, aquilo é o próprio Carnaval.

[Posts relacionados: Mais solitária que um paulistano e Reclamações 2]

Anúncios

Written by Lucas Pretti

fevereiro 7, 2008 às 16:41

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. E o pior é quando há reajuste na tarifa do transporte sob o pretexto de ‘investir na qualificação do serviço’ ou coisa parecida…

    João Barreto

    fevereiro 7, 2008 at 22:45


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: