Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Gigante injustiçada

with one comment

comissão de frente

Um dos organizadores da Ala Confraria, da Unidos de Vila Maria, resumiu bem: “Talvez ‘frustração’ seja uma palavra muito forte para usar numa Quarta-feira de Cinzas. É melhor considerar que o resultado final simplesmente não atendeu às nossas expectativas. Continuamos com o gostinho de escola campeã…”

A Vila Maria terminou em 3º lugar no Carnaval de São Paulo porque perdeu 0.25 ponto no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Um dos motivos talvez seja o peso da fantasia, que teria atrapalhado a apresentação do casal. Uma hipótese que nem de longe julga o desfile de uma escola de samba, muito menos define a melhor a passar pelo Anhembi. A crítica especializada utilizou os adjetivos “surpreendente”, “gigante”, “empolgante”, “luxuosa” e “arrebatadora” para qualificar a apresentação sobre os 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

É tão complicado criticar a subjetividade dos jurados quanto avaliar as escolas. O que diferenciou, de fato, Mocidade Alegre, Vai-Vai e Vila Maria? Qualquer que seja a conclusão de cada espectador, a resposta certamente esbarra em detalhes: um ou outro integrante não cantar o samba, um pequeno descompasso na harmonia, uma fantasia de porta-bandeira pesada demais… Talvez seja hora de repensar os critérios de julgamento ou tornar a publicidade das notas mais transparente.

O que vale no Carnaval, no fim, é a alegria. E nisso desfilar pela Vila Maria valeu muito a pena – afinal, vamos voltar ao Anhembi na sexta-feira.

porta-bandeira e rainha da bateria

Matérias sobre o desfile da Vila Maria:

Releia a “cobertura” completa do Carnaval de SP no Cubo Mágico:

Anúncios

Written by Lucas Pretti

fevereiro 6, 2008 às 14:29

Publicado em Carnaval

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Gigante injustiçada (6/2) […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: