Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Arquiteturas improváveis

with 2 comments

Max Haus

O viral desses caras começou a se espalhar ontem pela internet e hoje eles chegaram na forma de anúncio aos principais portais de notícias. Já ouviu falar em Max Haus? Bom, então vai ouvir. É uma empresa de arquitetura que utiliza o conceito de “arquitetura aberta” em todos os projetos. Isso levado ao limite significa que você (sim, o cliente!) é o próprio arquiteto. Abstrato, abstrato…

Vejamos. Algumas dúvidas comuns de quem vai alugar, comprar, reformar etc. uma casa são se o sofá vai caber, se o barulho do quarto influencia no outro e por aí vai. Como solucioná-las? Matrix! Simulando o apartamento real. Óbvio, mas poucos pensaram nisso antes com a usabilidade tão avançada.

Os caras criaram um aplicativo colaborativo na web em que qualquer um (eu, você) pode decorar e experimentar o apartamento (link aqui). Funciona de forma semelhante ao jogo The Sims. Até hora em que escrevo este post, havia 922 andares no prédio virtual – cada um equivalente a um usuário. É possível avaliar o trabalho do colega, deixar comentários e fazer o seu próprio apê.

O problema é que, como qualquer aplicação dessas, o site é muito pesado. Você vai se irritar, mas pelo menos funciona em Firefox.

Duas notas:

• Não é curioso falarmos sobre arquitetura aberta e criação coletiva de ambientes na véspera dos 100 anos do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer? Ele disse recentemente que “arquitetura não é importante”, e diminuiu sua influência mundial na arte. Mas, convenhamos, o que um comunista histórico acharia de obras construídas em conjunto por uma rede de colaboradores desconhecidos?

• Já que falamos em arquitetura, vale a visita do projeto Arquiteturas Improváveis, tanto na web como no Second Life. Desenvolvido pelas artistas Giselle Beiguelman e Vera Bighetti, com Juliana Constantino e Lalai Santos. Quem bancou foi o Itaú Cultural.

[Imagem da decoração de Joe Killer, andar 295, o mais bem votado da Max Haus]

Anúncios

Written by Lucas Pretti

dezembro 14, 2007 às 19:34

Publicado em Arte, Contemporâneos, Internet

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. MUITO LEGAL!!!!!!!!!!!!!

    SOU APAIXONADA POR ARQUITETURA ..

    E CONSIDEREI TUDO MUITO BACANA!!!!!!!!!

    CLUDIA

    novembro 25, 2008 at 17:24

  2. Que bom, Claudia! A MaxHaus é inovadora mesmo um ano depois de lançada.
    Abs.

    Lucas Pretti

    novembro 25, 2008 at 18:34


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: