Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

Pura rotina, jazz

with one comment

Ana

Outro dia um amigo apareceu no MSN com a mensagem “Ana Cañas, guarde esse nome…”. Não é qualquer amigo: Igor Galante, jornalista de cultura do Diário da Região, autor do livro de contos Violências (elogiado pelo Caderno2 e pela Bravo). Não poderia estar falando qualquer coisa (e, antes de criticar, pesquise – isso não é gerundismo).

Não conhecia o nome. O Google me salvou, como sempre. Ana Cañas é uma atriz brasileira formada pela USP que decidiu se enveredar pelos caminhos da música. Ela canta jazz, principalmente, mas também MPB, bossa nova e música francesa. É uma das apostas dos “modernetes” para o time de divas brasileiras contemporâneas, como Marina de la Riva, Roberta Sá, Vanessa da Mata, Céu etc.

As primeiras aparições públicas como profissional foram no Baretto, piano-bar do hotel Fasano, em SP, no início do ano, o que chamou a atenção do programa Metrópolis, da TV Cultura (veja vídeo abaixo). Daí para o lançamento do primeiro disco, Amor e Caos, foram alguns meses. Da veia cênica, Ana Cañas aproveitou para filmar um documentário de 10 minutos com o mesmo nome (link aqui). O disco está para sair.

A voz é suave, a batida de jazz inconfundível. Vale a pena conhecer e… prestar atenção nesse nome.

Link para o site oficial aqui. Link para o MySpace aqui. Link para a Last.fm aqui. Link para reportagem da Rolling Stone aqui. Link para crítica da Folha aqui (para assinantes).

Vídeos de Ana Cañas no Metrópole e em dueto com Dave Gordon:

[Atualização 13/12: soube que a rede Bom Dia de jornais também fez uma reportagem sobre Ana Cañas. Quem escreveu foi outro amigo, Thiago Roque, editor de cultura. Link para a matéria aqui.]

Anúncios

Written by Lucas Pretti

dezembro 11, 2007 às 18:50

Publicado em Achados, Arte, Música

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Galante tinha razão. No dia 11 de dezembro, fui na dele, postei aqui que todos deveriam guardar o nome de Ana Cañas como nova promessa da música brasileira e eis […]

    A nova Ana « Cubo Mágico

    fevereiro 1, 2008 at 12:11


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: