Cubo Mágico

aqui tinha artes, teatro, cultura digital e crônicas contemporâneas

A Copa, seus críticos e, ah, o Brasil

leave a comment »

Será uma catarse coletiva, é um gigante desafio e foi, afinal, uma boa notícia. Então por que o mau humor da maioria dos jornais online no momento logo após o anúncio de que o Brasil seria sede da Copa de 2014?

Em O Globo Online: “Mesmo aprovado, país precisa cumprir metas para não perder direito de sediar o evento”. Na Folha Online: “Apesar das denúncias de falta de infra-estrutura, violência e corrupção endêmica no país…”. No estadao.com.br: “Tutty: Maracanã já prepara a vaia para Lula em 2014”.

Repito: apesar de tudo, é uma boa notícia. E os jornais brasileiros deveriam comemorar, nem que fosse para afastar a imagem de que “são contra” o que quer que seja. A maioria dos portais (UOL, Terra, iG, G1…) foram otimistas na abordagem – com o intuito de gerar audiência, claro, mas que mal há nisso? O que, afinal, o público quer ler?

O senso crítico tão exigido de jornalistas às vezes dá razão aos críticos dos jornalistas. Bem disse Sandro Vaia (ex-diretor de redação do Estadão), na Piauí: jornalistas são “metidos, segundo uns, ou com espírito crítico um pouco mais aguçado, segundo nós”.

Anúncios

Written by Lucas Pretti

outubro 31, 2007 às 21:12

Publicado em Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: